Aprenda a utilizar o mel como combustível para o treino

O alimento garante energia e traz saciedade para alavancar o desempenho durante as práticas esportivas .

Para começar o treino do dia é comum a preocupação com o horário, roupa adequada para ventilação e tênis apropriado para gerar estabilidade e segurança. Com a rotina atarefada, a alimentação pré-treino pode acabar ficando em segundo plano, contudo, é importante lembrar que praticar um esporte com a sensação de fome pode gerar diversos prejuízos à saúde, como a sensação de fraqueza, fadiga, tontura e náuseas.

De acordo com estudos científicos, isso acontece devido à baixa disponibilidade de glicogênio no organismo, assim, é fundamental priorizar opções que possam promover energia durante o treino, além de garantir a saciedade. Para isso, os carboidratos como frutas, vegetais, cereais integrais, pães e massas são alternativas interessantes do ponto de vista nutricional, além das proteínas como carnes magras, ovos, laticínios (iogurte, leite, queijo cottage) e legumes.

Para uma performance de qualidade, o honey pode ser um combustível, desde que utilizado com moderação. De acordo com o engenheiro de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante, o alimento é composto por açúcares naturais produzidos pelas abelhas a partir do néctar das flores. “A sua fórmula contempla monossacarídeos, como glicose e frutose, sendo rico em proteínas, aminoácidos, ácidos orgânicos e outras substâncias como maltose e oligossacarídeos. O mel beneficia o sistema digestivo, facilita a qualidade do sono, contribui para o controle da gordura e do colesterol, alivia a dor de garganta e a tosse, equilibra a saúde do intestino, coopera com as defesas do organismo facilitando a cicatrização e desenvolve a saúde cognitiva, sendo um excelente aliado não só para quem pratica atividades de alta intensidade, mas para todo indivíduo. Vale lembrar que o alimento é indicado para consumo somente a partir dos dois anos de idade”, destaca.

Levando em conta o bem-estar do consumidor que cada vez mais se interessa por um estilo de vida equilibrado, Cavalcante relembra que o mel também é indicado como substituto do açúcar. “O açúcar refinado em excesso, de acordo com estudo publicado na revista The BMJ, conceituado periódico médico com diversos artigos sobre saúde, está associado a pelo menos 45 problemas de saúde. Por isso, uma alternativa mais assertiva é substituir o ingrediente pelo mel ao adoçar bebidas ou sobremesas. Uma única colher de chá de mel é suficiente para adoçar na medida e ainda agregar vitaminas e minerais importantes para a saúde”, recomenda.

Plano de ação para garantir o sucesso nos treinos

– Paneje sua rotina: a falta de tempo é um dos principais obstáculos na atualidade, assim, vale preparar o cardápio da semana antes dos treinos, se possível antecipando tarefas como deixar a salada lavada, as frutas já picadas e o mel Baldoni sobre a mesa. Apenas um fio de mel é capaz de promover ganhos a saúde, quando combinado com iogurte e frutas, por exemplo, abastecendo o organismo e preparando-o ainda mais para o gasto de energia que estará por vir. O Mel Cipó-Uva da Baldoni, com coloração mais clara e suave, é perfeito para harmonizar com frutas, e pode ser consumido puro, de acordo com a preferência individual.

– Priorize o seu sono: prefira uma alimentação mais leve antes de dormir, evite também o excesso de telas, preparando o ambiente para uma noite de sono tranquila e reparadora que poderá influenciar o seu desempenho durante o treino do dia seguinte.

– Hidrate-se: além da alimentação e do sono, a hidratação não deve ser esquecida. O ideal é calcular o seu peso x 35ml para chegar à quantidade de água mínima a ser ingerida diariamente.

Vale lembrar que o pós-treino também é fundamental. Para a recuperação muscular, estudos científicos recomendam carboidratos de rápida absorção como glicose e frutose. Nesse contexto, o mel também pode ser utilizado de forma estratégica. Considere, ainda, a realização de 150 a 300 minutos de atividade física moderada (para adultos semanalmente) ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa, duração recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após as dicas da Baldoni, é hora de aprender uma receita prática para garantir disposição durante suas atividades: o Sanduíche de Banana com Mel e Limão é uma variação natural e deliciosa para o seu café da manhã saudável.

Confira o passo a passo e adoce o treino com Baldoni.

Ingredients:

  • Azeite
  • Pão de fermentação natural (de preferência)
  • 1 banana
  • 1 colher de sopa mel Baldoni de sua preferência
  • 1/2 limão
  • Folhas frescas de tomilho

 

– Pegue quatro fatias de pão, pincele levemente com azeite e leve ao forno delicadamente na grelha.

– Descasque a banana e corte metade em pedaços pequenos. Amasse a outra metade com mel Baldoni, suco de limão e raspas e adicione os pedaços inteiros e as folhas de tomilho no final para dar textura à mistura.

– Coloque a mistura de banana entre as fatias, pressione levemente e leve ao microondas por 20 a 30 segundos – mais tempo e sua torrada ficará empapada. Pronto, agora é só servir!

Para conhecer todas as opções disponíveis da marca eleita por cinco vezes consecutivas como o melhor mel do Brasil, segundo o Congresso Brasileiro de Apicultura, acesse: www.loja.baldoni.com.br

 

Did you like the article?

share on facebook
share on twitter
Share on Linkdin
share on whatsapp

leave your comments

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.