3 dicas para uma vida mais saudável

Baldoni traz recomendações para agregar bem-estar à rotina do consumidor, dentre elas, o consumo de Mel Fortificado, Própolis e Pólen de Abelhas. Saiba mais! .

No cenário global, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) acometem o equivalente a 71% da população, de acordo com o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil (de 2011 a 2022), produzido pelo Ministério da Saúde.

Entre as principais DCNTs, ganham evidência o câncer, a diabetes, as doenças respiratórias crônicas e as doenças cardiovasculares. No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma enfermidade do coração, segundo o órgão.

O Ministério da Saúde aponta que apenas 15% dos adultos praticam atividade física regularmente e 18,2% consomem frutas e hortaliças com frequência. Em contrapartida, 34% ingerem alimentos gordurosos e 28% consomem refrigerantes frequentemente, fatores que contribuem para os altos índices de sobrepeso (48%) e obesidade (14%) no Brasil.

“Diante desse cenário, é de fundamental importância adotar um estilo de vida mais equilibrado e saudável, com a prática de bons hábitos diários, incluindo a alimentação”, destaca o engenheiro de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante. 

A fim de celebrar o Dia Nacional da Saúde (05 de agosto), a marca eleita por cinco vezes o melhor mel do Brasil, segundo o Congresso Brasileiro de Apicultura, selecionou 3 dicas úteis. Confira!

 

1. Acrescente mel, própolis e pólen de abelhas a sua rotina

O CEO da Baldoni relata que os antioxidantes presentes no mel ajudam a proteger o corpo dos danos celulares, prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas e cardíacas. “Até mesmo crianças a partir de 1 ano podem obter ganhos com o consumo dessa riqueza natural. Um dos componentes mais interessantes para o desenvolvimento infantil é o ácido fólico, que também está presente no alimento”, complementa.

O OMEL da Baldoni é a união do mel puro 100% originário das abelhas com 12 vitaminas e minerais essenciais para a fortificação de alimentos naturais, sendo o primeiro mel fortificado com vitaminas do mundo. O produto recebeu a medalha de prata durante o Congresso da Apimondia 2023, em Santiago, no Chile.

“Além do mel, vale investir na própolis, composto igualmente favorável para o fortalecimento do organismo. Conhecida por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, é rica em vitaminas, aminoácidos e bioflavonoides – também conhecidos popularmente como vitaminas P. Uma boa dica é preparar um shot de mel com própolis para combater os sintomas da gripe durante os dias frios”, recomenda Cavalcante.

vida mais saudável
vida mais saudável

Outro componente excepcional como complemento alimentar é o pólen de abelhas ou pólen apícola. “As abelhas usam o pólen como importante fonte de proteínas para alimentar suas crias e para a produção de geleia real. Cada flor tem um pólen específico, o que explica sua grande variedade de cor, aroma e paladar, variando de amargo a doce. O Pólen Apícola Baldoni é coletado de flores de regiões de mata nativa, sendo um componente versátil que pode complementar iogurtes, granolas, mel, saladas, entre outros alimentos”, detalha.

“O pólen é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas, oligoelementos e enzimas, além de combater inflamações e atuar como antibiótico natural”, enfatiza.

 

2. Reduza açúcares e temperos industrializados em suas refeições

O açúcar refinado em excesso, de acordo com estudo publicado na revista The BMJ, conceituado periódico médico com diversos artigos sobre saúde, está associado a pelo menos 45 problemas de saúde. 

Por isso, uma alternativa mais assertiva para quem busca uma vida mais saudável é substituir o ingrediente pelo mel ao adoçar bebidas ou sobremesas. “Uma única colher de chá de mel é suficiente para adoçar na medida e ainda agregar vitaminas e minerais importantes para a saúde”, orienta.

 

3. Mantenha-se ativo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada por semana ou, alternativamente, entre 75 e 150 minutos de exercícios intensos.

Atividades moderadas incluem práticas como caminhada, dança e ciclismo leve, enquanto exercícios mais intensos, como corrida, futebol e treinos de alta intensidade, promovem ainda mais benefícios para a saúde.

Manter-se ativo melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos e ossos, reduz o estresse e ajuda no controle do peso.

 

Conclusão

Adotar hábitos simples no dia a dia pode fazer toda a diferença para uma vida mais saudável. Incorporar alimentos naturais, reduzir o consumo de açúcares e produtos industrializados e manter-se ativo são passos importantes para melhorar o bem-estar e prevenir diversas doenças. 

Pequenas mudanças na rotina podem trazer grandes benefícios para a saúde a longo prazo. Que tal começar hoje? Para conhecer o portfólio completo da marca que vai facilitar a sua rotina saudável, acesse loja.baldoni.com.br. Escolha seus méis Baldoni favoritos e aproveite.

 

Gostou do artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no WhatsApp

Deixe seus comentários

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.