O mel é um ingrediente tão puro e delicioso no sabor, rico em nutrientes e vitaminas importantes para a saúde, que ganhou um dia para chamar de seu: 17 de março é celebrado o Dia Nacional do Mel. A fim de celebrar e trazer para o cotidiano dos consumidores esse alimento tão completo, a baldoni, eleita o melhor mel do Brasil por 5 vezes, marca referência em produtos à base de mel e líder na gestão da categoria de mel no país, explica as diferenças entre as floradas e destaca o processo de produção das colmeias até as prateleiras. Confira!
Um tesouro da natureza
O Brasil tem um enorme potencial para a apicultura. Com o clima tropical e vasto território, é possível desenvolver a criação de abelhas com bem-estar e construir ambientes onde as diversas espécies coexistam harmoniosamente. É com base nesse cenário e reconhecendo a importância das abelhas para o meio ambiente e para a sociedade que a Baldoni alcançou o reconhecimento de empresa 100% brasileira, premiada internacionalmente e com a linha de méis mais completas do mercado.
“Muitas pessoas ainda têm a ideia de que mel é tudo igual, mas, antes de chegar às prateleiras, existe um longo processo a ser desenvolvido. As abelhas operárias, por exemplo, buscam o néctar das flores nas vegetações próximas à colmeia. O néctar, então, é processado pelas enzimas digestivas dos insetos e armazenado nos favos para servir de alimento ao próprio enxame, essa é a dinâmica que permeia a produção do mel”, explica o doutor em Tecnologia de Alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante. “O que influencia as diferenças é o tipo de néctar que a abelha utilizou para produzir o mel”, complementa.
Mel Baldoni Flores Silvestres: O versátil
O mel de flores silvestres, também conhecido como mel de “flores do campo” é multifloral, porque tem a sua origem em uma grande diversidade de flores em torno de sua colmeia. É a florada de mel mais diversa entre todas, porque pode apresentar diferenças de aroma, cor e sabor dependendo do clima e desenvolvimento da biodiversidade do local. Isto o torna único a cada safra.
Como o Brasil é um país de grande extensão geográfica com uma das maiores diversidade de biomas do mundo, as características que podemos obter de mel silvestre em nosso território são as mais diversas.
O mel Baldoni flores silvestres é predominante do bioma de Mata Atlântica do sudeste do Brasil. O mel de flores silvestres não tem um padrão, o mais comum de se obter neste bioma é de tonalidade âmbar médio, dulçor acentuado e média resistência à cristalização.
O mel Baldoni flores silvestres é versátil e vai bem com tudo. É ideal para ser o seu mel de mesa e estar presente para adoçar seus melhores momentos.
Mel Baldoni Flores de Laranjeira: O aromático
Diferente do que se imagina, as características sensoriais do mel de flores de laranjeira não se assemelham com as da fruta, mas sim com as das flores, que são brancas e tem sua floração na primavera. Muitos agricultores procuram a ajuda dos apicultores para que as abelhas realizem o trabalho de polinização de suas plantações. Este trabalho conjunto permite frutos de melhores qualidade e um dos tipos de méis mais apreciados do mundo.
Como a colmeia fica dentro de um campo de laranjas, o mel é tipo monofloral, pois não fica dentro de uma área biodiversificada. É aromático, com a suavidade das flores de laranjeira e coloração âmbar clara. Como é rico em frutose, sua tendência de cristalização é baixa.
Os diferenciais do mel de flores de laranjeiras se destacam, e isto motiva a grande procura por chef’s profissionais para finalizar suas receitas e diversificar suas harmonizações.
Mel Baldoni Flores de Eucalipto: O marcante
Quem já passou por um parque com eucaliptos sabe o prazer que é sentir o frescor do aroma desta árvore! E as abelhas também amam. Ela é abundante na região Sul e Sudeste do Brasil, por conta das grandes fazendas de papel e celulose. A atividade de polinização das abelhas junto a estas fazendas mantém uma boa relação simbiótica, com efeitos positivos para o desenvolvimento econômico, ambiental e social da região.
O mel de flores de eucalipto é predominantemente monofloral, com baixa influência do néctar de outras flores. Este mel possui coloração âmbar escura, aroma e dulçor forte, com textura levemente viscosa. Por ser mais rica em glicose do que frutose, sua resistência à cristalização é mais baixa.
O mel Baldoni flores de eucalipto é uma excelente escolha para pessoas que apreciam sentir um sabor marcante, com forte presença sensoriais do mel em suas harmonizações. Vai muito bem com bebidas quentes e no preparo de xaropes naturais.
Mel Baldoni Flores de Cipó-Uva: O suave
O cipó-uva é uma planta trepadeira nativa que tem este nome porque suas flores parecem cachos de uvas, de coloração amarela clara ou branca. Ela se adapta bem aos biomas de clima temperado do Brasil, pois não suporta o calor ou frio excessivo. Todas as abelhas, com e sem ferrão, amam o néctar de suas flores, que desabrocham durante toda a primavera.
Mesmo que tenha outras flores no pasto apícola, as abelhas são atraídas preferencialmente pelo néctar do Cipó-uva. Assim ela é predominantemente monofloral. O mel Baldoni de flores de cipó-uva tem coloração amarelada, sabor e aroma suaves, com maior resistência à cristalização por ser rico em frutose.
O mel Baldoni de flores de cipó-uva é bem suave e harmoniza muito bem com sobremesas e frutas, pois realça bem o sabor sem ser excessivamente doce. Ideal para pessoas que querem iniciar o hábito de consumir mel.
Mel Baldoni Flores de Assa-peixe: O sofisticado
Um arbusto comum na região de cerrado brasileiro, o Assa-peixe possui este nome porque o desenho de suas folhas se parece com a espinha dorsal de um peixe. Muitas pessoas apreciam fazer chás com estas folhas, pois trazem muitos benefícios para a saúde, estando entre as 71 plantas medicinais recomendadas pelo Ministério da Saúde. Suas flores são brancas, com núcleo levemente amarelado, parecidos com pequenos sóis.
O mel de flores de assa-peixe é raro porque poucos apicultores conseguem produzi-lo. Sua colheita ocorre no primeiro trimestre do ano, momento da floração deste arbusto. É um mel colhido bem maduro, onde seus alvéolos estão completamente fechados, com alta viscosidade, baixa umidade, coloração âmbar clara, aromático e rico em frutose, sendo mais resistente ao processo de cristalização.
O mel Baldoni flores de assa-peixe é chamado também de Baldoni Gold, porque seu lote é limitado. É o mel feito para ser o protagonista do seu momento, acompanhado de queijos finos, castanhas e um bom vinho.
Mesmo diante de tantas opções e da alta qualidade dos méis Baldoni, a preocupação ambiental não fica em segundo plano. “Nos locais onde colhemos a matéria-prima para os méis, trabalhamos para manter os biomas intocados, isso melhora a qualidade dos produtos, como também impacta muito positivamente o bem-estar das abelhas”, destaca Cavalcante.
O consumo de mel no Brasil
Segundo dados das associações do setor de apicultura, cada brasileiro consome cerca de 3 colheres de sopa de mel a cada ano. O consumo do alimento ainda é baixo se comparado aos outros países. Diante desse cenário, vale relembrar os benefícios do mel para a saúde. Confira!
Mel para a saúde
O mel é um ingrediente que traz diversos benefícios à saúde. O portal americano Healthline compilou os resultados de pelo menos oito estudos científicos sobre as vantagens do mel.
Todas as pesquisas são indexadas à PubMed, provedora de conteúdo vinculado à Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, e destacam o ingrediente como importante fonte de vitaminas e minerais (como cálcio, magnésio e manganês), um aliado para a prevenção de doenças e combate ao envelhecimento – o mel possui uma série de compostos que atuam como antioxidantes, em alguns casos, até mais do que algumas frutas. Esses compostos têm uma função importantíssima, que é proteger as células contra os radicais livres, o que ajuda a retardar o envelhecimento e prevenir doenças crônicas, como o câncer.
Além disso, possui propriedades antibacterianas, ajudando, inclusive, na cicatrização de feridas, também atuando com ação poderosa no processo digestivo, contribuindo para a saúde do intestino.
O ingrediente pode ser consumido ainda para fins farmacêuticos, aliviando tosse e dores de garganta. Vale lembrar que o alimento é rico em polifenóis, portanto, também contribui para a capacidade de memorização e para a saúde cognitiva como um todo.
Atenção: segundo os órgãos de saúde, o mel só deve entrar na alimentação das crianças após 1 ano de idade.
Reconhecimento e história
Em 28 de setembro de 1983, o apicultor Oswaldo Baldoni realizou o sonho de ter uma empresa para envasar os méis produzidos em seus pequenos apiários com o sobrenome de sua família. Quarenta anos depois, já sob a gestão de Daniel Augusto Cavalcante, desde 2016, a fabricante da região de Campinas se tornou uma gigante, com a liderança nacional de gestão da categoria de mel e lançamento de produtos inovadores no mercado brasileiro.
O mel Baldoni foi eleito cinco vezes o Melhor do Brasil no Congresso Brasileiro de Apicultura, e é o único da América Latina a vencer o London Honey Awards em 2022 e Paris Honey Awards em 2024, na categoria Melhor produto com mel do mundo. Um dos produtos mais inovadores já desenvolvidos no mercado apícola, OMEL, primeiro mel fortificado com vitaminas do mundo, foi premiado durante o congresso da Apimondia 2023 em Santiago, no Chile.
Agora que você já conhece as diferentes floradas e os principais benefícios do ingrediente que fez com que Baldoni se destacasse como grande player do mercado, é hora de escolher os seus méis favoritos. Basta acessar www.loja.baldoni.com.br para conhecer o portfólio completo da marca.