No mês de incentivo ao aleitamento materno, Baldoni, marca eleita por cinco vezes como o melhor mel do Brasil, traz orientações para promover a saúde da mulher. Confira!
Em agosto, a campanha que visa à conscientização sobre o aleitamento materno, conhecida como Agosto Dourado, ganha destaque. A iniciativa em prol do aumento das taxas de aleitamento materno, conforme indicação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), é de grande importância, já que o alimento é considerado padrão ouro para a saúde do bebê, garantindo as vitaminas e nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
Estudos científicos indicam que bebês devem se alimentar exclusivamente de leite materno durante os seis primeiros meses de vida. A partir desse período, o aleitamento materno deve ser complementado com diferentes alimentos seguros e nutritivos, evitando-se o consumo de sal e açúcar.
Para melhor aproveitamento dos benefícios do leite materno, como o crescimento saudável da criança, é fundamental que as mamães mantenham uma boa rotina alimentar. “A saudabilidade começa a partir das escolhas da própria mãe. Por isso, é importante priorizar os cuidados durante o período de gestação”, explica o engenheiro de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante. “Para isso, o mel é um ingrediente completo com diversas vantagens para a saúde: rico em nutrientes, como cálcio, ferro, potássio, magnésio”, pontua.
O executivo ainda alerta sobre a quantidade de mel consumida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A OMS sugere o consumo de açúcares livres para menos de 10% da ingestão calórica total. A boa notícia é que uma única colher de sopa de mel é capaz de elevar o sabor de diversas receitas, além de contribuir com a nutrição da gestante”, esclarece Cavalcante.
Confira, a seguir, os 10 motivos para incluir esse alimento tão valioso na rotina materna, com base em pesquisas do portal americano Healthline, que compilou os resultados de, pelo menos, oito estudos científicos sobre as vantagens do mel para a saúde.
1. Favorece a saúde do bebê
O mel apresenta ácido fólico em sua composição. Esse é um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento do bebê. A sua falta, de acordo com profissionais da saúde, pode implicar em baixo peso ao nascer, ocorrência de parto prematuro, aborto espontâneo, malformação congênita e outros problemas.
2. Alivia a azia e beneficia o sistema digestivo
O mel nutre as bactérias boas cruciais não apenas para a digestão, mas também para a saúde geral, sendo proveitoso para tratamentos de úlcera e azia.
3. Facilita a qualidade do sono
Diversos estudos sugerem que a combinação de leite com mel facilita a qualidade do sono. Um copo de leite morno com mel cerca de 30 minutos antes de dormir pode diminuir significativamente a dificuldade para chegar ao sono REM (Rapid Eye Movement – Movimento Rápido dos Olhos), o estágio em que ocorrem os sonhos e quando, de fato, descansamos.
4. Contribui para o controle da gordura e do colesterol da mãe
O consumo frequente de alimentos industrializados com excesso de gorduras e açúcares leva ao colesterol alto, condição prejudicial à saúde. Como medida assertiva, o açúcar tradicional pode ser substituído pelo mel como hábito saudável, sendo eficiente em quantidades moderadas. O ingrediente pode ser utilizado para adoçar bebidas ou como alimento, complementando receitas.
5. Alivia os incômodos da dor de garganta e tosse
Como fins farmacêuticos, o mel alivia tosse e dores de garganta, fortalecendo o sistema imunológico. Durante o inverno, as doenças respiratórias podem surgir com mais intensidade. Por isso, a dica é fazer uso do mel como alimento preventivo.
6. Desenvolve a saúde cognitiva
O alimento é rico em polifenóis, portanto, também contribui para a capacidade de memorização e para a saúde cognitiva como um todo.
7. Eficaz para cicatrização
O alimento possui propriedades antibacterianas, ajudando, inclusive, na cicatrização de feridas.
8. Equilibra a saúde do intestino
O mel contribui para a atividade probiótica e regulação do intestino. Durante a gravidez, a constipação pode ser um sintoma incômodo. Assim, é interessante fazer uso regular do alimento.
9. Coopera com as defesas do organismo como um todo
Os fitonutrientes do mel são responsáveis por suas propriedades antioxidantes, bem como por seu poder antibacteriano e antifúngico, sendo altamente potente para as defesas do organismo.
10. Previne diversas doenças
Os antioxidantes presentes no mel ajudam a proteger o corpo dos danos celulares causados pelos radicais livres que impactam o processo de envelhecimento e o desenvolvimento de doenças crónicas e cardíacas.
Mel na rotina infantil
“Vale lembrar que nos primeiros anos de vida da criança, a nutrição ideal promove o crescimento saudável e melhora o desenvolvimento cognitivo. Também reduz o risco de obesidade e sobrepeso. Contudo, somente a partir do primeiro ano de vida é recomendada a inclusão do mel na rotina alimentar infantil, já que é após essa fase em que o sistema digestório está completamente formado e tem maturidade o suficiente para digerir o mel e lidar com potenciais riscos ao organismo”, orienta o executivo. “Considere adquirir méis naturais de sua confiança, e, no caso das crianças acima de 1 ano, modere a quantidade do alimento”, finaliza.
Para conhecer o portfólio completo da marca eleita por cinco vezes como o melhor mel do Brasil, de acordo com o Congresso Brasileiro de Apicultura, acesse loja.baldoni.com.br. Escolha seus méis favoritos e aproveite.