Projeto Alveare: conheça projeto inovador que incentiva formação de jovens apicultores

No Dia da Gastronomia Sustentável, Baldoni explica sobre seu projeto que estimula a produção interna de mel, a preservação da biodiversidade e abre as portas para o mercado de trabalho

No dia 18 de junho, intitulou-se o Dia da Gastronomia Sustentável. A data chama a atenção para o processo da alimentação como um todo – considerando a origem dos ingredientes, a forma de cultivo até chegar às composições finais dos produtos que fazem parte das receitas do dia a dia dos brasileiros, como os méis da Baldoni, provenientes de diversas floradas.

De acordo com a Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), em português, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, uma das agências que lidera esforços para a erradicação da fome e combate à pobreza, existem quatro passos para uma alimentação mais sustentável: optar por produtos provenientes de agricultura biológica; evitar o desperdício de alimentos; incluir com frequência refeições com proteínas de origem vegetal e preferir produtos locais e da época.

Nesse caminho, a Baldoni, marca eleita por cinco vezes como o melhor mel do Brasil, incentiva a prática da apicultura como principal atividade sustentável para a produção do mel. “A atuação das abelhas é tão importante para o meio ambiente e para a sociedade que, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), cerca de 70% dos vegetais consumidos pelos seres humanos são dependentes da polinização, o que significa que, sem o apoio da apicultura, a nossa alimentação seria completamente diferente nos dias de hoje”, destaca o engenheiro de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante.

Projeto Alveare para formação profissional

A sustentabilidade é um termo muito utilizado, mas ainda existem dúvidas quanto ao seu significado. O que é sustentabilidade, afinal? “Sustentabilidade, de maneira simplista, é um princípio que preza pela utilização dos recursos da natureza de forma a preservá-la. Pensando nas gerações futuras, todas as ações realizadas em prol do meio ambiente a fim de gerar o bem-estar para a sociedade e a manutenção dos recursos naturais são práticas sustentáveis”, explica Cavalcante.

No dia a dia, a sustentabilidade pode ser aplicada nas esferas social, ambiental, econômica e, também, empresarial. As políticas para redução do uso de embalagens, a igualdade de oportunidades e a gestão responsável dos recursos financeiras são alguns exemplos de como aplicar na prática esse conceito.

“Na Baldoni, além do portfólio de produtos naturais, com méis de diversas floradas, geleias e doces com pedaços de frutas e adoçados 100% com mel,, nós incentivamos o trabalho do pequeno produtor e oferecemos o suporte para o desenvolvimento profissional de jovens do ensino médio por meio do Projeto Alveare, que já vem colhendo frutos desde 2023. Com a proposta de formação de carreira a longo prazo, oferecemos a estrutura necessária para que os estudantes de 16 a 18 anos recebam o conhecimento técnico em apicultura. Um dos diferenciais do projeto é que todos os alunos formados se tornam apicultores juniores contratados pela Baldoni imediatamente”, detalha.

“Sabendo que o Brasil é um gigante na produção de proteína animal, seja carne de boi, de frango, de peixe, em leite, ovos, mas, infelizmente, ainda muito pequeno na produção de mel, é fundamental investir recursos para incentivar o consumo interno e assim temos feito”, pontua o CEO da marca.

A primeira ex-aluna do projeto, Luana Izabele Docema, desenvolveu um mel de altíssima qualidade que foi premiado em 2023 pelo Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi) como o melhor mel entre os apicultores de todo o Brasil. “Assim como a Luana, queremos capacitar profissionais preparados para atuar não só na Baldoni, mas em fazendas e sítios por todo o país. A integração entre apicultura e agricultura é um dos nossos objetivos para promover não apenas a biodiversidade, mas também a produtividade e a segurança alimentar”, complementa.

“Cada um dos 13 alunos do projeto Alveare deverá receber um módulo composto por 300 colmeias, distribuídas em 15 apiários com 20 colmeias cada, o que representa um marco significativo em suas carreiras como apicultores da Baldoni. A meta é chegar a uma estimativa de 5 a 10 mil colmeias distribuídas em 2024”, comenta ainda.

O projeto está alinhado com a Agenda 2030 da ONU, atendendo a oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, a proposta conquistou o Selo Mais Integridade de 2023-2024, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária na categoria Responsabilidade Social.

“A apicultura é mais do que uma profissão; é uma oportunidade de promover o desenvolvimento sustentável e gerar impacto positivo em nossas comunidades rurais. Juntos, estamos construindo um futuro mais doce e sustentável para todos”, conta.

Incentivo às novas gerações

Na Baldoni, existem crenças que regem o bom funcionamento das atividades realizadas no cotidiano. Assim, reconhecendo o potencial das novas gerações, a empresa investe ainda na contratação de jovens estagiários. “É parte da nossa cultura proporcionar oportunidades de crescimento e aprendizado para esses jovens talentos, preparando cada um deles para se tornarem, no futuro, profissionais de sucesso dentro da empresa”, enfatiza o executivo.
 
“A sintonia e respeito entre as gerações faz parte do nosso DNA. Por isso, valorizamos a troca de conhecimento e a convivência saudável entre as diferentes gerações, reconhecendo que cada uma tem muito a contribuir”, afirma.

Gostou do artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no WhatsApp

Deixe seus comentários

pt_BR