Artigo publicado (inglês) em Healthline.com | Medically reviewed by Marie Lorraine Johnson MS, RD, CPT — By Rena Goldmanand Catherine Clark — Updated on Feb 26, 2023
O mel puro tem sido usado como remédio ao longo da história e tem uma variedade de benefícios para a saúde e usos médicos. É até usado em alguns hospitais como tratamento para feridas. Muitos desses benefícios para a saúde são específicos do mel puro, não pasteurizado.
A maior parte do mel que encontramos nos supermercados são pasteurizados. O calor alto mata o fermento indesejado, o que pode melhorar a cor e a textura, remover qualquer cristalização e prolongar a vida útil. No entanto, muitos dos nutrientes benéficos também são destruídos neste processo.
Se você estiver interessado em experimentar o mel puro, considere comprá-lo de um fornecedor confiável. Aqui estão alguns benefícios para a saúde que o mel puro tem a oferecer:
1. Uma boa fonte de antioxidantes
O mel puro contém uma variedade de produtos químicos vegetais que atuam como antioxidantes. Alguns tipos de méis têm tantos antioxidantes quanto frutas e vegetais. Os antioxidantes ajudam a proteger seu corpo dos danos celulares causados pelos radicais livres.
Os radicais livres contribuem para o processo de envelhecimento e também para o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas. A pesquisa mostra que os compostos antioxidantes no mel puro, chamados polifenóis, têm efeitos anti-inflamatórios que podem ser benéficos na proteção contra várias condições associadas ao estresse oxidativo.
A versão pura do mel também pode conter pólen e própolis de abelha, o que pode trazer benefícios adicionais. Uma revisão de estudos de 2017 sugeriu que o mel puro pode ter efeitos protetores potenciais para os sistemas respiratório, gastrointestinal, cardiovascular e nervoso, e até mesmo tem potencial no tratamento do câncer.
2. Nutrição do Mel Puro
O conteúdo nutricional do mel puro varia de acordo com sua origem e outros fatores. Geralmente, uma colher de sopa ou 21 gramas contém 64 calorias e 17 gramas de açúcar. O mel puro também contém quantidades menores dos seguintes micronutrientes (ou vitaminas e minerais):
- cálcio
- magnésio
- manganês
- niacina
- ácido pantotênico
- fósforo
- potássio
- riboflavina
- zinco
Além disso, o mel puro é uma fonte de quantidades variáveis de aminoácidos, enzimas e outros compostos benéficos.
3. Propriedades antibacterianas e antifúngicas
Fonte de pesquisas mostram que a própolis no mel puro tem propriedades antifúngicas e antibacterianas.
O potencial para tratamentos internos e tópicos usando mel puro é significativo. A eficácia do mel como antibacteriano ou antifúngico varia dependendo do tipo de mel, mas algumas variedades estão sendo estudadas para usos terapêuticos específicos, como contra infecções associadas a Cândida.
4. Cura feridas
Uma revisão de estudos de 2018 descobriu que o mel tem propriedades antimicrobianas. Outra revisão de estudos de 2017 também sugeriu que mel, própolis e geléia real podem ter benefícios potenciais à saúde para inibição microbiana e cicatrização de feridas.
Lembre-se de que o mel usado em ambientes de pesquisa é de qualidade médica, o que significa que é inspecionado e estéril. Não é uma boa ideia tratar os cortes com mel que você compra em uma loja. Sempre fale com seu médico antes de usar mel para fins médicos.
5. Potência dos fitonutrientes
Fitonutrientes são compostos encontrados em plantas que ajudamelas a se protegerem de agentes externos. Por exemplo, mantêr os insetos afastados ou proteger a planta da radiação ultravioleta.
Os fitonutrientes do mel são responsáveis por suas propriedades antioxidantes, bem como por seu poder antibacteriano e antifúngico. Eles também são considerados a razão pela qual o mel puro mostrou benefícios imunológicos e anticancerígenos. O processamento pesado (pasteurização) no mel comum pode destruir esses nutrientes valiosos.
6. Ajuda para problemas digestivos
Às vezes, o mel é usado para tratar problemas digestivos, como diarreia, embora as pesquisas para mostrar que funcione sejam limitadas. Apresenta potencial como tratamento para a bactéria Helicobacter pylori (H. pylori), uma causa comum de úlceras estomacais.
Ele também contém pré-bióticos benéficos, o que significa que nutre as boas bactérias que vivem nos intestinos, que são cruciais não apenas para a digestão, mas também para a saúde geral.
7. Alivia dores de garganta e tosse
O mel é um antigo remédio para dor de garganta que alivia a dor e pode ajudar com a tosse. Adicione-o ao chá quente com limão quando o resfriado aparecer.
Embora sejam necessárias mais pesquisas, uma revisão de estudos de 2021 sugeriu que o mel poderia ser superior a outras formas de cuidado para a melhora das infecções do trato respiratório superior.
Um estudo de 2016 também sugeriu que as propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias são eficazes para aliviar a dor de garganta.
8. Benefícios para o cérebro
Há indícios de alguns benefícios cognitivos no mel puro. Os polifenóis do mel podem ser capazes de combater a inflamação no hipocampo, a parte do cérebro envolvida na memória.
Os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios podem beneficiar muitas partes do corpo, incluindo a saúde do cérebro.
Existem riscos?
Além de prebióticos e nutrientes benéficos, o mel puro também pode transportar bactérias nocivas, como Clostridium botulinum. Isso é particularmente perigoso para os bebês. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aconselham que o mel nunca deve ser dado a uma criança com menos de um ano de idade.
Os sintomas de envenenamento por botulismo em bebês podem incluir:
- constipação
- respiração lenta
- pálpebras flácidas
- ausência de engasgos
- perda de controle da cabeça
- paralisia que se espalha para o corpo
- má alimentação
- letargia
- choro fraco
Em adultos, os sintomas podem incluir um curto período inicial de diarreia e vômito, seguido de constipação e sintomas mais graves, como visão turva e fraqueza muscular. Fale com um médico se sentir algum destes sintomas depois de comer mel puro.
Você também deve evitar o mel se tiver alergia a mel ou pólen de abelha.
Como escolher o mel puro certo?
Você deve procurar o mel que diga “puro” no rótulo ou que venha de uma fazenda que possa verificar se não foi pasteurizado. O mel vem em muitas variedades com rótulos como “natural”, “orgânico”, mas nenhum deles indica que é puro.
Procure um rótulo que diga “puro” especificamente e fique atento a quaisquer ingredientes adicionados, como adoçantes artificiais. Mercearias tradicionais e orgânicas, lojas de produtos naturais e mercados de agricultores são lugares para procurar mel puro.
(Observação nossa: Visto que este artigo foi publicado nos Estados Unidos, o fato de procurar a informação de “Mel Puro”no rótulo não se aplica ao Brasil, pois a legislação brasileira não permite esta informação nos rótulos, afirmando ser uma informação intrínseca ao produto. Como o mel é um dos produtos mais falsificados do mundo, desconfie de mel vendidos de maneira informal. Prefira adquirir mel de empresas fiscalizadas e que você confia)
Como armazenar mel puro?
O mel não estraga com muita facilidade, mas pode ser contaminado em certas circunstâncias. Armazene o mel em um recipiente hermeticamente fechado, longe da luz e de temperaturas extremas.
Depois de um tempo, seu mel pode começar a cristalizar. Isso é totalmente seguro, mas pode fazer com que pareça granulado e açucarado. Você pode aquecê-lo apenas um pouco para derreter os cristais, mas saiba que temperaturas mais altas podem cozinhar o mel, removendo suas propriedades puras e fazendo com que escureça a cor.
Se o mel mudou drasticamente de cor ou cheira mal, jogue-o fora.
Fontes: Medically reviewed by Marie Lorraine Johnson MS, RD, CPT — By Rena Goldmanand Catherine Clark — Updated on Feb 26, 2023