Dia Mundial da Terra 22 de Abril

Na data 22 de abril é o Dia Mundial da Terra, data importante para refletirmos a respeito de como nossas ações impactam negativamente a vida no nosso planeta.

Dia Mundial da Terra - 22 de abril

Na data 22 de abril é comemorado o Dia Mundial da Terra, data importante para refletirmos a respeito de como nossas ações impactam negativamente a vida no nosso planeta. 

O momento de reflexão pode promover atitudes de mudança de comportamento para que consigamos deixar o planeta mais saudável para as próximas gerações – sejam eles nossos filhos, netos ou bisnetos. 

Conheça 6 tarefas simples e fáceis que podem ser realizadas no cotidiano e que fazem grande diferença para o planeta: 

  1. Economize água!

    Para isso, basta que algumas práticas do dia a dia sejam mudadas. Uns dos pontos mais importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar também são ótimas dicas!

  2. Economize energia.

     Para economizar energia, é importante lembrar-se de ligar apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao utilizar o computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Outro ponto importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se sim, apagá-la. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para economizar energia.

  3. Sempre faça o descarte correto do lixo.

     Descartar o lixo adequadamente evita a poluição e até mesmo a propagação de doenças. Ao jogar lixo em um terreno baldio, por exemplo, você pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, e baratas.

  4. Recicle seu lixo.

    Essa medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente.

  5.  Opte por alimentos orgânicos.

     Ao escolher  alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos), estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio ambiente, que fica livre desses produtos.

  6. Colabore com a preservação das abelhas.

      Uma hipotética extinção das abelhas poderia levar o mundo a um colapso dos ecossistemas, com a agricultura e a cadeia alimentar inviabilizadas, já que estes pequenos insetos são responsáveis pela polinização de 90% das espécies de flores silvestres e 75% das plantações de alimentos, segundo a Embrapa. Algumas maneiras de contribuir diretamente para essa preservação é adquirindo hortas em casa, ou tendo um jardim com plantas amigas das abelhas (manjericão, girassol, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim), plantando arvores; escolhe sempre méis orgânicos e produtos de empresas confiáveis que ajudem também nesta preservação.

 A data, não deve ser vista como uma ação isolada de um único dia. É fundamental que trabalhemos boas ações durante todos os dias do ano para, assim, conseguirmos manter nosso planeta o mais saudável possível. 

 Juntos podemos transformar e ajudar nosso planeta, Feliz dia da Terra!! 

 

Fonte – Brasil Escola 

Gostou do artigo?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no WhatsApp

Deixe seus comentários